Figura 1 - Modelo de um SGQ baseado em processo
O resultado final dessas considerações foi a criação
de um novo formato para a ISO 9001, direcionado a um enfoque de processo unificado,
o qual classifica as atividades de uma organização em cinco seções
básicas:
" Seção 4 - Sistema de Gestão da Qualidade: estabelece
requisitos globais para um SGQ, incluindo requisitos para documentação
e registros.
" Seção 5 - Responsabilidade da Administração:
estabelece responsabilidades da alta direção em relação
ao SGQ, incluindo seu comprometimento, foco no cliente, planejamento e comunicação
interna.
" Seção 6 - Gestão de Recursos: estabelece requisitos
para o fornecimento de recursos para o SGQ, incluindo requisitos para treinamento.
" Seção 7 - Realização do Produto: estabelece
requisitos para produtos e serviços, incluindo atividades de análise
crítica de contrato, aquisição, projeto e calibração.
" Seção 8 - Medição, Análise e Melhoria:
estabelece requisitos para atividades de medição, incluindo medição
da satisfação do cliente, análise de dados e melhoria contínua.
A figura 2 a seguir mostra como os 20 elementos da ISO 9001:1994 foram redistribuídos
pelas cinco novas seções da edição 2000.
Vista panorâmica da ISO 9001:2000
Na seqüência, vamos apresentar aos leitores uma visão geral
de cada uma das cinco seções da nova norma.
Seção 4 - Sistema de Gestão da Qualidade
Essa seção fornece os requisitos gerais do SGQ que devem ser atendidos
pela organização, destacando-se as seguintes condições:
" Estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente
a eficácia do SGQ;
" Documentar a política, os objetivos e o manual da qualidade;
" Implementar a documentação requerida pela norma e aquela
definida pela própria organização;
" Controlar a documentação;
" Estabelecer e manter registros.
Aqui faremos um breve parênteses, para falar um pouco mais sobre os requisitos
de documentação. A nova ISO 9001 contém apenas seis áreas
que requerem agora, de forma mandatória, a existência de procedimentos
documentados. Eles estão explicitados nas seguintes subseções:
4.2.3. Controle de documentos
4.2.4. Controle de registros da qualidade
8.2.2. Auditoria interna
8.3. Controle de produto não-conforme
8.5.2. Ação corretiva
8.5.3. Ação preventiva.
Além do manual da qualidade, a nova norma exige também que a organização,
para realizar suas atividades de produção e serviços associados
sob condições controladas, deve considerar a disponibilidade de
instruções de trabalho. Para todas as outras áreas, fica
a critério de cada organização definir quais documentos
(procedimentos) cada área necessitará, a fim de garantir o planejamento,
a operação e o controle efetivos de seus processos.
Essa definição por parte da empresa deve se basear no tamanho,
tipo e atividades da organização, na complexidade e interação
de seus processos e na competência de seu pessoal. Tal flexibilidade com
os procedimentos exigirá da empresa um cuidado muito maior em relação
às suas necessidades de documentação, o que levará
também os Organismos Certificadores a auditar o SGQ com base em verificações
e entrevistas com as pessoas-chave da organização, que deverão
demonstrar ter um efetivo controle sobre os processos e sobre o SGQ como um
todo.
Seção 5 - Responsabilidade da Administração
A alta direção da organização, com a nova ISO 9001,
deverá passar a ter um papel bem mais ativo em relação
ao SGQ. É requerido agora que a alta administração:
" Forneça evidências de seu comprometimento com o desenvolvimento,
a implementação e a melhoria contínua da eficácia
do SGQ;
" Assegure que os requisitos do cliente são determinados e cumpridos;
" Estabeleça a política da qualidade e garanta que essa política
fornece uma estrutura para definir e analisar criticamente os objetivos da qualidade;
" Estabeleça os objetivos da qualidade nas funções
e níveis pertinentes da organização, e assegure que tais
objetivos são mensuráveis e consistentes com a política
da qualidade;
" Assegure que é realizado o planejamento das atividades para o
SGQ;
" Assegure que são definidas e comunicadas as responsabilidades,
autoridades e suas inter-relações;
" Designe um representante da administração;
" Assegure que são estabelecidos, na organização,
processos apropriados de comunicação interna;
" Conduza análises críticas periódicas do SQG, e demonstre
que são tomadas decisões e ações relacionadas a
atividades de melhoria do SGQ, dos processos e dos produtos da organização.
Seção 6 - Gestão de Recursos
Essa seção requer que a organização determine e
forneça recursos para implementar, manter e continuamente melhorar a
eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. Também é
requerido que sejam determinados e fornecidos os recursos necessários
para aumentar a satisfação do cliente, atendendo aos seus requisitos.
Outros requisitos dessa seção incluem as seguintes condições:
" Executar atividades que afetam a qualidade do produto com pessoal competente,
com base em ações de educação, treinamento, habilidades
e experiências apropriados, bem como avaliar a eficácia das respectivas
ações tomadas;
" Assegurar que as pessoas estão conscientes da relevância
e importância de suas atividades e de como estas contribuem para que os
objetivos da qualidade sejam alcançados;
" Manter registros da educação, treinamento, habilidades
e experiência do pessoal;
" Identificar, fornecer e manter a infra-estrutura (instalações)
necessária para alcançar conformidade com os requisitos do produto,
incluindo serviços de apoio como transporte, comunicação
e manutenção;
" Determinar e gerenciar os fatores do ambiente de trabalho necessários
para alcançar a conformidade do produto.
Seção 7 - Realização do Produto
Os principais requisitos dessa seção incluem os elementos a seguir
enumerados, devendo o usuário da norma sempre lembrar que, conforme definido
em toda a série ISO 9000, o termo "produto" pode também
significar "serviço":
" Planejamento e desenvolvimento dos processos necessários para
a realização do produto;
" Análise crítica de contrato e comunicação
com o cliente, nos processos relacionados ao cliente;
" Requisitos para projeto e desenvolvimento do produto, incluindo o controle
de alterações desses elementos;
" Requisitos para aquisição;
" Produção e serviços associados (controle de processos,
incluindo processos especiais);
" Identificação e rastreabilidade;
" Controle da propriedade do cliente;
" Preservação do produto;
" Controle de dispositivos de monitoramento e medição.
Seção 8 - Medição, Análise e Melhoria
Nessa seção, os requisitos para auditoria interna foram ampliados,
incluindo agora também a auditoria do SGQ conforme disposições
estabelecidas pela própria organização. Outros elementos
dessa seção abrangem:
" Planejamento e implementação de processos de monitoramento,
medição, análise e melhoria contínua;
" Monitoramento de informações relacionadas ao cliente, como
uma das medidas de desempenho do SGQ;
" Condução de auditorias internas;
" Monitoramento e medição de processos;
" Monitoramento e medição do produto;
" Controle de produto não-conforme;
" Análise de dados;
" Melhoria contínua da eficácia do SGQ;
" Ação corretiva;
" Ação preventiva.