Política da Qualidade do Laboratório de Metrologia

 

O Laboratório de Metrologia deverá efetuar suas atividades de calibração de maneira imparcial, com método rigoroso e independente, cumprindo as especificações técnicas em vigor e aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Todo o pessoal envolvido nesses serviços deverá possuir competência e formação adequada e não exercerão atividades que diminuem a confiança na sua competência, imparcialidade, julgamento ou integridade operacional.
Todas as informações, procedimentos e políticas relacionadas a esses serviços serão devidamente divulgadas e entendidas por todo o pessoal envolvido.
O sigilo das informações relativas aos serviços metrológicos, dados cadastrais e direitos de propriedades dos clientes, são resguardados e protegidos.
A diretoria da Smar está comprometida com os serviços prestados, como também com a melhoria técnica contínua dos mesmos. Este compromisso garante que a Smar sempre melhore as características de seus serviços ofertados ao mercado, aumentando de forma continua sua aceitação com seus clientes, proporcionando um serviço metrológico eficiente e de acordo com as boas práticas profissionais.

Complementa essa Política da Qualidade:


- Política para as Análises Críticas de Pedidos, Propostas e Contratos
- Os pedidos dos Clientes serão analisados criticamente para garantir que os trabalhos executados atendam às necessidades dos Clientes e que seja possível de serem realizados pela Smar.
- Os requisitos e os métodos de calibração devem ser adequadamente definidos, documentados e o Laboratório deve ter capacidade para atender.
- Em caso de dúvida apoiar o Cliente para esclarecimento e total entendimento.

- Política para Seleção e Compra de Serviços
- A seleção de fornecedores deve seguir critérios estabelecidos em procedimento específico e atender às necessidades de qualidade, preço e prazo solicitados pela Smar.
- Utilizar somente fornecedores que estejam selecionados conforme o procedimento apropriado.
- As especificações de compra de serviços devem ser abrangentes para se atender às necessidades da Smar.

- Política para Solucionar as Reclamações Recebidas de Clientes
- As reclamações recebidas de Clientes devem ser tratadas conforme procedimento específico.
- O tratamento das reclamações de Clientes deve ter como foco a solução das reclamações, a satisfação dos Clientes e o atendimento das necessidades da Smar.
- O tratamento das reclamações deve buscar as causas das reclamações e aplicar ações corretivas apropriadas.

- Política para Controle de Trabalhos de Calibração Não-Conforme
- Toda atividade de controle de trabalho não-conforme deve ser gerenciada por pessoa devidamente capacitada, com responsabilidade e autoridade.
O responsável pelo gerenciamento da atividade de controle de trabalho não-conforme tem autoridade para a retomada do trabalho.
- O trabalho não-conforme deve buscar a correção num tempo hábil.
- Onde necessário, o Cliente deve ser informado e o trabalho seja cancelado.

- Política para Implementação de Ação Corretiva e/ou Preventiva
- O tratamento da não-conformidade (ou não-conformidade potencial) é considerado importante para correções e/ou melhorias dos processos e produtos e devem ser executadas com todo o rigor, técnica e gestão disponível.
- Os responsáveis pelo tratamento da não-conformidade (ou não-conformidade potencial) devem procurar atingir resultados eficazes e eficientes nas aplicações das ações corretivas e preventivas.
- Todo o processo de tratamento da não-conformidade (ou não-conformidade potencial) deve ser devidamente documentado, permitindo que consultas feitas possam ser facilmente entendidas e comprovadas.

- Política para Identificar as Necessidades de Treinamento
- A gestão de melhoria da competência das pessoas que atuam nos trabalhos de calibrações é de responsabilidade das gerências administrativa e técnica.
- As gerências administrativas e técnica devem identificar as novas técnicas, métodos e procedimentos e prover meios de aplicar treinamentos para as pessoas envolvidas.
Os gerentes deverão considerar a relação custo x benefício, prazo para aplicação dos novos conhecimentos e tempo para absorção dos novos conhecimentos pelas pessoas envolvidas.
- As gerências administrativas e técnica devem avaliar a eficácia dos treinamentos aplicados e os benefícios proporcionados nas atividades de calibrações.