Técnica dos 5 Porquês
Uma técnica comum para analisar a causa raiz dos problemas é método dos "5 porquês". Basta perguntar cinco vezes seguido porquê para um problema.

Experiências mostram que parar no segundo ou terceiro porquê normalmente significa que o questionamento não foi fundo o suficiente. Um guia possível é se o questionamento tocou pelo menos um dos três princípios do projeto de sistemas organizacionais.

1) O trabalho foi especificado de acordo com conteúdo, seqüência, tempo e resultado?

2) As conexões entre as áreas são claras, diretas e imediatamente compreendidas?

3) As rotas realizadas pelos produtos/serviços são simples, diretos e ininterruptos e todas as etapas agregam valor?

Spear e Bowen em seus extensos estudos identificaram esses princípios como sendo o DNA do Sistema Toyota de Produção.

Não encontramos ainda um sistema falho que não viola ao menos um desses princípios. Então, para guiar o questionamento dos "5 porquês", o solucionador dos problemas deve considerar se as atividades, conexões ou rotas estão na raiz do problema.