Técnica dos 5 Porquês
Uma técnica comum para analisar a causa raiz dos problemas é método
dos "5 porquês". Basta perguntar cinco vezes seguido porquê
para um problema.
Experiências mostram que parar no segundo ou terceiro porquê normalmente
significa que o questionamento não foi fundo o suficiente. Um guia possível
é se o questionamento tocou pelo menos um dos três princípios
do projeto de sistemas organizacionais.
1) O trabalho foi especificado de acordo com conteúdo, seqüência,
tempo e resultado?
2) As conexões entre as áreas são claras, diretas e imediatamente
compreendidas?
3) As rotas realizadas pelos produtos/serviços são simples, diretos
e ininterruptos e todas as etapas agregam valor?
Spear e Bowen em seus extensos estudos identificaram esses princípios
como sendo o DNA do Sistema Toyota de Produção.
Não encontramos ainda um sistema falho que não viola ao menos
um desses princípios. Então, para guiar o questionamento dos "5
porquês", o solucionador dos problemas deve considerar se as atividades,
conexões ou rotas estão na raiz do problema.