Modelagem de Processos Smar

A Modelagem de Processos é um conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de trabalho. Ela provê uma perspectiva ponta a ponta de processos primários, de suporte e gerenciamento de uma organização.

A metodologia adotada pela SMAR para modelagem de processos de trabalho é o Business Process Management (BPM), disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com as expectativas e necessidades de clientes/usuários focando em processos ponta a ponta, que utiliza a notação Business Process Modeling Notation (BPMN).

 

Abaixo alguns conceitos essenciais;

 

Objetos de Fluxo

Os principais objetos de fluxo segundo a notação BPMN são: eventos, atividades, e decisões (gateways).

 

  •  Eventos

Um evento acontece durante o curso do processo de negócio. Esses eventos afetam o fluxo do processo e pode ter uma causa. Eventos são representados por círculos vazados para permitir sinalização que identificarão os gatilhos ou resultados. Os tipos de eventos são: Início, Intermediário e Final.

 

Eventos de Início

Mensagem de Início

A mensagem de início significa que só será iniciado o processo quando houver o recebimento de alguma mensagem, seja via e-mail, fax, documento etc.

Temporizador de Início

O temporizador ou timer indica que só será iniciado o processo quando um tempo específico ou ciclo ocorrerem. Exemplo: O processo pode ser ajustado para iniciar-se sempre às segundas-feiras às 10:00.

Regra de Início

A regra de início, também chamada de condicional, é utilizada para iniciar um processo quando uma condição verdadeira for cumprida. Exemplo: Em um processo em que o início seja um pedido de compras, fica condicionado a realizar novo pedido, quando a quantidade em estoque for inferior a 15%.

Sinal de Início

O sinal de início será utilizado quando houver uma comunicação, seja entre os níveis do processo, pools ou entre diagramas.

Múltiplo Início

Num processo de múltiplo início, existem várias maneiras de disparar um processo. Mas apesar de haver múltiplas maneiras, somente uma maneira inicia o processo.

Tipo nenhum

Esse é o tipo usual para início de processo, quando não incorrer em nenhum dos tipos anteriores.

 

Eventos Intermediários

Mensagem

Indica que para dar continuidade ao fluxo, em determinado ponto do processo, haverá o recebimento ou o envio de uma mensagem (fax, documento, e-mail, etc).
O envelope claro indica o recebimento da mensagem e o escuro seu envio.

Temporizador

No meio do processo, o temporizador aponta que quando ocorrer esse evento, o processo deverá aguardar a data ou ciclo preliminarmente definidos. Enquanto não ocorrido o tempo específico, o fluxo permanece parado.

Regra ou condicional

A regra indica que, quando ocorrer esse evento no meio do fluxo, o processo deverá aguardar a condição previamente estabelecida se cumprir para dar continuidade. Enquanto não cumprida, o fluxo permanece parado.

Link

O link conecta as atividades de um mesmo processo, objetivando deixar o diagrama mais limpo. A seta escura indica envio do link e a clara indica o recebimento do link.

Compensação

A compensação é utilizada quando o processo tiver que passar por um roll back (retorno de uma condição estável anterior).

Sinal

O sinal demonstra que em determinado ponto do fluxo haverá o envio ou recebimento de um sinal. O triângulo escuro indica o envio do sinal e o triângulo claro o recebimento. Numa representação de processos, pode ser um relatório disponível em acesso público, um alerta emitido quando determinada meta de compra é alcançada, ou seja, qualquer informação que esteja disponível e você não a tenha. Caso tenha a informação, deverá ser usado o evento Mensagem.

Múltiplo

Para o múltiplo, existem diversas maneiras de dar continuidade a um processo. Mas apesar de haver múltiplas maneiras, somente uma é necessária. O múltiplo permite que se coloquem dois ou mais dos tipos de eventos intermediários anteriores como disparadores desse evento, salvo o sinal.

 

Eventos de Fim

Mensagem de Fim

A mensagem de fim indica que será enviada uma mensagem no fim do processo.

Exceção de Fim

A exceção no fim denota que um erro será criado com o processo.

Compensação de Fim

Esse evento informa que será necessária uma compensação no processo. Exemplo: a tarefa de finalização de um pedido em uma loja virtual pode necessitar do cadastro do usuário, portanto será necessário disparar um evento de cadastro paralelo.

Sinal de Fim

Esse evento mostra que quando chegar no fim, um sinal será enviado a um ou mais eventos.

Múltiplo de Fim

Para o múltipo de fim, existem várias consequências na finalização do processo, ele permite que se coloque dois ou mais dos tipos anteriores como resultados antes de o processo ser encerrado.

Terminativo

O evento terminativo representa que todas as atividades do processo deverão ser imediatamente finalizadas. O processo será encerrado e todos os outros fluxos (instâncias) que tenham ligação com o principal também serão finalizados, sem compensações ou tratamento.

Tipo Nenhum

Esse é o tipo usual para finalizar o processo, quando não incorrer em nenhum dos tipos anteriores.

 

  • Atividades

Atividade é um termo genérico para o trabalho que a organização realiza. Uma atividade pode conter uma ou mais tarefas em níveis mais detalhados. Os tipos de atividades que podem fazer parte de um processo de negócio são: Processos, Subprocessos e Tarefas. Tarefas e Subprocessos são representados por um retângulo com as quinas arredondadas. Os processos podem ser representados da mesma forma ou inseridos dentro de um Pool.

 

Atividades-Tarefa

Tipo Nenhum

Esse é o tipo genérico de atividade, normalmente utilizado nos estágios iniciais do desenvolvimento do processo.

Tipo Manual

É uma atividade não-automática, realizada por uma pessoa, sem uso do sistema.

Tipo Serviço

É uma atividade que ocorre automaticamente, ligado a algum tipo de serviço, sem necessidade de interferência humana.

  Tipo Envio de Mensagem

É uma atividade de envio de mensagem a um participante externo. É parecido com o evento intermediário de envio de mensagem.

  Tipo Recebimento de Mensagem

É uma atividade de recebimento de mensagem de um participante externo. Tem característica semelhante ao evento intermediário de chegada de mensagem.

  Tipo Usuário

Usado quando a atividade é realizada por uma pessoa com o auxílio de um sistema.

  Tipo Script

Usado quando no desempenho de uma atividade existe um check list a ser adotado.

  Tipo Loop

O loop (expressão booleana) indica que uma atividade deverá ser repetida até que uma condição estabelecida anteriormente seja cumprida. Exemplo: Sendo a expressão "O produto passou no teste?, se for falso, a atividade se repetirá até que essa condição seja verdadeira. Quando for verdadeira, o processo prosseguirá no fluxo.

Tipo Múltiplas Instâncias

Indica que a atividade possui vários dados a serem verificados e deve ser especificado o número de vezes que a atividade se repetirá. Exemplo: Se a matriz de uma empresa for verificar os resultados financeiros das filiais, a quantidade de vezes que a atividade se repetirá será a quantidade de filiais existentes.

 

Atividades-Subprocessos

 
Tipo Incorporado

Quando uma atividade contém outras atividades. O subprocesso é dependente do processo, mas possui fluxo próprio.

Tipo Ad Hoc

Trata-se de um subprocesso, que contém em seu interior atividades soltas, sem conexão. Esse subprocesso é concluído quando todas as atividades forem desempenhadas.

Tipo Loop

Indica que o subprocesso será repetido até que uma condição estabelecida seja cumprida.

Tipo Múltiplas Instâncias

Utilizado quando houver múltiplos dados a serem verificados. A quantidade de vezes que ele será realizado é conhecida antes de ativá-lo.

 

  • Decisões

Uma Decisão é usada para definir que rumo o fluxo vai seguir e controlar suas ramificações dos fluxos de sequência. A forma gráfica é um quadrado com as pontas alinhadas horizontal e verticalmente. O interior do quadrado indica o tipo de comportamento da decisão.

 

Tipos de Decisões

Gateway Exclusivo baseado em eventos

Para esse gateway, existe uma decisão e somente um dos caminhos pode ser escolhido. Um dos caminhos deve ser o padrão, sendo ele o último a ser considerado. Antes do gateway, inevitavelmente, deve haver uma atividade que forneça dados para a tomada de decisão.
Também pode ser utilizado como convergente, quando várias atividades convergem para uma atividade posterior comum. Nesse caso, esse elemento será utilizado antes da atividade comum para demonstrar que todas as anteriores seguirão um mesmo caminho.

Gateway Exclusivo baseado em dados

Assim como o gateway baseado em dados, neste só há um caminho a ser escolhido. Mas, necesssariamente, haverá eventos intermediários em cada um dos caminhos a ser escolhido para estabelecer uma condição de decisão. Quando um for escolhido, as demais opções são eliminadas..

Gateway Paralelo

É utilizado quando não há decisão a ser tomada, todos os caminhos devem ser seguidos simultaneamente. Quando for necessário sincronizar os fluxos, utiliza-se o mesmo gateway.

Gateway Inclusivo

É utilizado quando para a decisão a ser tomada houver várias opções a serem seguidas, vários caminhos. Antes da decisão, deverá haver uma atividade que forneça os dados para a tomada de decisão. Para sincronizar os fluxos, utiliza-se o mesmo gateway.

Gateway Complexo

Para esse gateway, a decisão a ser tomada é dada por uma condição estabelecida anteriormente. Como convergente, nele deverá haver uma informação que determine qual das atividades do fluxo será obrigatória para dar continuidade ao processo.

 

  • Objetos de Conexão

 

Tipos

 

Fluxo de Sequência

O Fluxo de Sequência é usado para mostrar a ordem em que as atividades são processadas.

 

Fluxo de Mensagem

O Fluxo de Mensagem é usado para o fluxo de uma mensagem entre dois atores do processo. Em BPMN, dois pools representam estes dois atores ou participantes.

 

Associação

A Associação é usada para relacionar informações com objetos de fluxo. Texto e gráficos que não fazem parte do fluxo pode ser associados com os objetos de fluxo.

 

  • Swimlanes

 

Tipos

 

   Pool

Um Pool representa um participante dentro do processo. O Pool pode atuar como uma lane para separar um conjunto de atividades de outro Pool.

   Lane

A Lane é uma subpartição dentro de um Pool e aumenta o tamanho do Pool de forma horizontal ou vertical. Lanes são usadas para organizar e categorizar as atividades.

  Milestone

O Milestone é usado para dividir o processo em etapas, demonstrando mudança de fase.

 

  • Artefatos

 

Tipos

 

Objeto de Dados

São considerados artefatos porque não tem influência direta sobre o fluxo de sequência ou fluxo de mensagem do processo. Porém, podem fornecer informações para que as atividades possam ser executadas ou sobre o que elas possam produzir.

    Grupo

É um agrupamento de atividades que também não afeta o fluxo. O agrupamento pode ser utilizado para documentação ou análise. Os Grupos também podem ser usados para identificar atividades de uma transação distribuída dentro de vários Pools.

Anotação

Uma Anotação é um mecanismo de informação adicional que facilita a leitura do diagrama por parte do usuário.