A importância da gestão da informação
e do conhecimento
Guilherme Pierri
Vivemos em uma era em que o conhecimento está disponível a todo
instante, a um clique de nossas mãos. A Internet é uma biblioteca
virtual instalada dentro da casa de cada um de nós, portanto, somos freqüentemente
bombardeados com informações em tempo real. Isso, algumas vezes,
até nos desvia de nosso foco principal.
Além disso, devido à enorme quantidade de informações
disponíveis, grande parte do que acessamos é lido de maneira superficial,
de forma rápida. O título de destaque e as poucas linhas que descrevem
a chamada tornaram-se mais importantes do que o conteúdo da matéria
e sua real compreensão.
No passado, o acesso à informação era mais restrito, porém
o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão
mais aprofundada dos assuntos eram maiores. Houve tempos em que a informação
era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas
e dava saltos à frente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar
que estes tempos tenham acabado por completo. Hoje, o acesso à informação
não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso.
Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos
para poder utilizá-los da melhor forma possível.
Este é o enorme impasse que as empresas enfrentam, pois, atualmente o "pulo
do gato" está na gestão do conhecimento. Muitas informações
importantes e detalhes dos processos de trabalho estão guardados apenas
nas mentes dos profissionais. O desafio é manter a sabedoria e o conhecimento
dentro de "casa", mesmo depois que um colaborador deixa a companhia.
Desta forma, cada vez mais, a gestão da informação e do conhecimento
transforma-se em um recurso valioso para as companhias. Por isso, deve-se priorizar
a criação e a implementação de processos que organizem
e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar,
analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de
maneira rápida e precisa. Estes mecanismos e processos devem ser elaborados
para assegurar que a empresa maximize o valor de um dos mais importantes recursos
competitivos nos dias de hoje - o conhecimento.
O conhecimento é um bem intangível. É uma combinação
de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais
no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação.
As informações navegam nas áreas de vendas, marketing, publicidade,
serviços, operações e administração das companhias,
colaborando com ações estratégicas e criando oportunidades
de negócios.
Imagine a área de uma empresa onde o conhecimento é proveniente
única e exclusivamente da mente de seu gestor. Digamos que este colaborador
deixe a companhia. Provavelmente você já viu isso de perto ou ouviu
dizer que aconteceu, correto? Levando em consideração que vivemos
em uma economia baseada na informação e o sucesso das corporações
depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção
da inteligência organizacional, é essencial que as empresas busquem
a criação de um mecanismo para gerenciar este conhecimento organizacional.
Caso contrário, como no exemplo acima, a falta de uma única peça
irá comprometer os resultados e gerar um impacto negativo no desempenho
de determinada área ou até da companhia inteira.
Guilherme Pierri é gerente América Latina para Gestão da
Informação & Conhecimento da Visual Presence - janaina@planin.com